Vários temas importantes estão disponíveis nas cartilhas produzidas pelo Paragoclima. Foram feitas por nós especialmente para vocês participarem e atuarem efetivamente na direção de uma economia de baixo carbono.
Este material valoriza, sobretudo, o potencial agropecuário e florestal que a Amazônia oferece aos seus habitantes, apresentando ferramentas e técnicas para alcançar o desenvolvimento sustentável e orientações básicas para entender as mudanças climáticas, derivadas do efeito estufa
CARTILHA 1: SOBRE O PARAGOCLIMA
A série de cartilhas começa por uma visão dos principais objetivos do Paragoclima, como você pode participar desta iniciativa e contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa, mostrando como Paragominas está se preparando para alcançar a neutralidade de carbono.
CARTILHA 2: A IMPORTÂNCIA DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)
A segunda cartilha aborda a importância do Cadastro Ambiental Rural como ferramenta fundamental para o registro de imóveis rurais no Brasil. Destaca que a validação do CAR traz diversos benefícios aos proprietários, como acesso a crédito agrícola com melhores condições, contratação de seguro agrícola, geração de créditos tributários, linhas de financiamento para preservação ambiental, isenção de impostos e autorização para explorar economicamente a Reserva Legal. Além disso, ressalta a necessidade de regularização ambiental da propriedade para a validação do CAR e a importância de um pacto de validação para garantir a eficiência do cadastro.
CARTILHA 2: DESENVOLVIMENTO SEM DESMATAMENTO E SEM QUEIMADAS
A chamada “economia de baixo carbono” está cada vez mais vinculada à busca por um mundo sustentável, com bem estar social e ambiental. Para consolidar uma cultura de responsabilidade ambiental efetiva, precisamos erradicar o desmatamento e as queimadas como práticas que estão na contramão desse novo modelo de desenvolvimento.
Nós do Paragoclima queremos contribuir na superação desse desafio. Para isso, lançamos uma cartilha específica sobre o tema. Nela, são abordados aspectos como produzir sem desmatar, os crimes ambientais envolvidos no desmatamento, os muitos problemas provocados pelas queimadas nas atividades produtivas, além de leis e incentivos para uma economia de baixo carbono, entre outros pontos. A cartilha introduz temas como o microzoneamento para ordenar usos da terra e a recuperação de pastagens degradadas com manejo rotacionado. Também são mencionadas leis e decretos que apoiam a transição para uma economia de baixo carbono, com controle das emissões de gases de efeito estufa.