O que o desmatamento tem a ver com as enchentes em Paragominas ?

O desmatamento é uma das ações do homem sobre a natureza que causa enchentes. Isto ocorre porque o solo de uma região desmatada fica muito suscetível ao assoreamento – o acúmulo de sedimentos no leito dos cursos d’água. Isso é ainda mais comum na Amazônia onde as chuvas são fortes e abundantes. Com elas, as partículas de solo são transportadas pelo escoamento superficial, as vezes por longas distâncias até a calha dos rios, ou lagos, represas e olhos d’água. A vegetação torna o solo mais estável, diminuindo a quantidade de partículas de solo transportadas pelas chuvas.

As florestas ou outros tipos de cobertura vegetal nativa que ficam nas margens dos rios recebem o nome “mata ciliar”, protegem o solo das margens da força das correntezas. Seu nome faz referência aos cílios dos nossos olhos que também servem para protegê-los.

Práticas agrícolas como a gradagem fragilizam o solo ainda mais. Quando cai, a chuva arranca as partículas superficiais do solo, que a partir daí ganham o nome de sedimentos. Os sedimentos vão sendo transportados pelo escoamento superficial, até chegar na calha do rio, onde afundam e se acumulam, entupindo progressivamente o leito, e causando transbordamentos e enchentes.  A água vai procurar atalhos para seguir seu caminho, transbordando do leito e invadindo as áreas planas ao redor dos rios e dos lagos – chamadas de planície de inundação. Essas áreas são muitas vezes ocupadas por ruas, galpões, indústrias e casas. As construções que ocupam as planícies de inundação, com a intensificação do assoreamento, poderão sofrer com enchentes.

Em ambiente urbano ou periurbano, as enchentes também podem ser causadas por falta de saneamento ou quando os resíduos não são descartados de forma correta pela população ou não há serviço de coleta adequado. O acúmulo de lixo e a drenagem insuficiente da água também são fatores que contribuem para a ocorrência desses eventos.

A consequência do assoreamento é a perda de profundidade dos cursos d’água devido ao acúmulo de sedimentos. Consequentemente, o leito dos rios aumenta, causando transbordamentos e aumentando a frequência das enchentes. Isso também prejudica a vegetação das matas ciliares, já que a força da água pode descobrir as raízes e fragilizá-las, potencialmente as asfixiando com os longos períodos de enchentes.

Além disso, um rio mais raso faz com que as águas sejam mais expostas a radiação solar, aumentando a sua temperatura. Esse aquecimento afeta toda a vida aquática, colocando em risco a vegetação subaquática, os peixes e outros animais.

Saiba mais sobre as causas das enchentes provocadas pela ação do homem (causas antrópicas)

Peça que seus alunos/as pesquisem a respeito nos links e mostre o cartaz.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/assoreamento.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/enchentes.htm

Signatários do Pacto Paragoclima

Se você representa uma instituição ou empresa, seja também um signatário

Adepará - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará

Agrícola Ferrari | Filial Paragominas PA

Agrotec | Planejamento Agrícola

Aprosoja | Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado do Pará

Associação do Comércio Agropecuário do Pará - ACAP

Associação dos Cacauicultores de Paragominas – PROCACAU

Associação dos Criadores de Gado do Pará

brCarbon

© Paragoclima – Todos os direitos reservados - Site mantido por Social Comunicação