Programa de Educação Ambiental Paragoclima – PEAP é uma iniciativa aberta a todas as escolas de Paragominas. Seu conteúdo foi desenvolvido com foco em estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. O PEAP faz parte do conjunto de iniciativas para construir um novo modelo de desenvolvimento para Paragominas – o Paragoclima. As crianças ocupam um lugar central neste modelo uma vez que o programa busca garantir o direito de viver em um ambiente saudável e com oportunidades para o futuro.
Nesta página o material digital elaborado no âmbito do Paragoclima pode ser consultado e baixado gratuitamente.
Página 4:
- Saiba mais sobre mudanças climáticas
- Plano de Aula 1 sobre Mudanças Climáticas – inspirações
- Plano de Aula 1 sobre Mudanças Climáticas – habilidades da BNCC
Página 5:
Página 6:
- Diferença entre igualdade e equidade
- Plano de Aula 2 sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono – inspirações
- Plano de Aula 2 sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono – habilidades da BNCC
Página 8:
- Usos da terra em Paragominas
- Relação entre resíduos sólidos e efeito estufa
- Plano de Aula 3 sobre o tema “Qual é o nosso papel nessa história” – inspirações
- Plano de Aula 3 sobre o tema “Qual é o nosso papel nessa história” – habilidades da BNCC
Página 10:
PRAÇA CENTRAL
Você sabia que as árvores em área urbana podem diminuir em média 5 graus a temperatura?
BIBLIOTECA
Fale 5 palavras em tupi que você conhece
SANEPAR
Qual o principal rio que abastece a cidade de Paragominas?
ENCHENTES
O que o desmatamento tem a ver com as enchentes em Paragominas ?
PARQUE AMBIENTAL
Saiba mais sobre o Parque Ambiental Adhemar Monteiro
FAZENDA DE GADO
Você sabe como a pecuária pode ajudar a diminuir a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera?
FAZENDA DE SOJA
Por que o plantar floresta e a recuperar pastagens para uso agrícola são importantes para os produtores de soja na Amazônia?
ROÇA SEM FOGO
Você já viu uma roça de mandioca? Fale três nomes de alimentos derivados dessa planta.
QUEIMADAS
Você sabe qual gás de efeito estufa está respirando agora nesta queimada?
FLORESTA
Qual a proporção da ocupação do território de Paragominas por florestas?
COMUNIDADES RURAIS
Conheça as comunidades rurais de Paragominas
ALDEIAS INDÍGENAS
Pesquise sobre o significado dos nomes das duas etnias presentes no nosso território
Página 4:
- Saiba mais sobre mudanças climáticas
- Plano de Aula 1 sobre Mudanças Climáticas – inspirações
- Plano de Aula 1 sobre Mudanças Climáticas – habilidades da BNCC
Página 5:
Página 6:
- Diferença entre igualdade e equidade
- Plano de Aula 2 sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono – inspirações
- Plano de Aula 2 sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono – habilidades da BNCC
Página 8:
- Usos da terra em Paragominas
- Relação entre resíduos sólidos e efeito estufa
- Plano de Aula 3 sobre o tema “Qual é o nosso papel nessa história” – inspirações
- Plano de Aula 3 sobre o tema “Qual é o nosso papel nessa história” – habilidades da BNCC
Página 10:
PRAÇA CENTRAL
Você sabia que as árvores em área urbana podem diminuir em média 5 graus a temperatura?
BIBLIOTECA
Fale 5 palavras em tupi que você conhece
SANEPAR
Qual o principal rio que abastece a cidade de Paragominas?
ENCHENTES
O que o desmatamento tem a ver com as enchentes em Paragominas ?
PARQUE AMBIENTAL
Saiba mais sobre o Parque Ambiental Adhemar Monteiro
FAZENDA DE GADO
Você sabe como a pecuária pode ajudar a diminuir a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera?
FAZENDA DE SOJA
Por que o plantar floresta e a recuperar pastagens para uso agrícola são importantes para os produtores de soja na Amazônia?
ROÇA SEM FOGO
Você já viu uma roça de mandioca? Fale três nomes de alimentos derivados dessa planta.
QUEIMADAS
Você sabe qual gás de efeito estufa está respirando agora nesta queimada?
FLORESTA
Qual a proporção da ocupação do território de Paragominas por florestas?
COMUNIDADES RURAIS
Conheça as comunidades rurais de Paragominas
ALDEIAS INDÍGENAS
Pesquise sobre o significado dos nomes das duas etnias presentes no nosso território
- Mudanças Climáticas
- Desenvolvimento de Baixo Carbono
- Qual é o nosso papel nessa história
- Em que lugar queremos viver
- Dia do Meio Ambiente
Quando abordamos temas como “mudanças climáticas” ou “aquecimento global” nas escolas, pode surgir às vezes um sentimento de impotência diante da gravidade do problema. Muitas vezes ouvimos das crianças e jovens perguntas como: – Puxa professor/a, mas o que a gente pode fazer para evitar que o planeta aqueça mais, que o clima piore?
Uma resposta possível é que as soluções para problemas coletivos são mais facilmente encontradas se buscadas coletivamente. Todos/as juntos/as somos mais fortes do que cada um/a de nós sozinho/a. Então, vamos entender melhor o assunto nesta aula, para depois partirmos para a atividade do mapa ou diorama em que vamos compartilhar com mais pessoas o que aprendemos sobre o assunto.
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre Mudanças Climáticas com a sua turma.
Quando construímos uma visão temporal das questões ambientais, localizando também em nosso próprio território as mudanças que acontecem ao longo do tempo na paisagem e nas relações das pessoas com o meio ambiente, damos sentido de pertencimento e facilitamos a apropriação de conceitos por cada criança ou jovem.
Por isso, o exercício da produção de uma Linha de Tempo é tão importante e deve levar em conta, naturalmente, as capacidades de aluno(a)s de acordo com as respectivas séries. Para introduzir esse desafio vamos explorar em sala de aula os conceitos do caderno de forma participativa.
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono com a sua turma.
Quando compreendemos que nossa história individual está intimamente ligada à história de nossa família, de nossa comunidade, do território no qual nascemos ou vivemos no presente, percebemos o quanto nossas ações causam impactos no curto, médio e longo prazo, não só no espaço, como também no tempo atual e futuro.
Como cuidamos da nossa escola? Sala de aula, pátio, cantina etc.? Que tal olhar para a nossa escola e outros contextos de Paragominas, refletindo sobre os impactos causados pelas ações individuais e coletivas do ponto de vista local e global? A Trilha do Bem Viver convida, de forma lúdica, a ampliar estas reflexões tão necessárias para se compreender a importância do desenvolvimento de baixo carbono”
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre o papel da criança e do adolescente na prevenção das Mudanças Climáticas.
As mudanças climáticas têm sinalizado a urgência de revermos nossos padrões de produção e consumo, mostrando que já não basta reduzir o consumo; reutilizar de outras formas; e reciclar para transformar em outro objeto.
Muitos outros R’s têm sido incorporados nos debates sobre sustentabilidade. Destacamos aqui mais três: repensar práticas de uso e consumo; recusar o que não é necessário; reparar o que está quebrado. Abordar esses temas nas escolas é importante para que possamos construir, individual e coletivamente, uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente, respeitando seus tempos e territórios.
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre como a criança e o adolescente podem contribuir para um modo de vida mais sustentável .
Apresentamos aqui uma sugestão simples para que educadores e educadoras possam comemorar o Dia do Meio Ambiente desenvolvendo uma atividade de Artes em sala de aula.
Os dois desenhos para colorir (baixe AQUI) introduzem a temática do equilíbrio ambiental, com o desenvolvimento de baixo carbono, e apresentam um modo de produzir na Amazônia que não causa danos ao meio ambiente.
Imprima e distribua os desenhos às crianças. A seguir, desenvolva com elas o seguinte QUIZ, reforçando conceitos básicos e testando sua atenção (busque apoio no material disponível no site – glossário e caderno do professor):
- Em qual desenho está a integração lavoura-pecuária-floresta?
- Qual desenho traz o mapa de Paragominas?
- Quais animais que aparecem nos desenhos pertencem à fauna amazônica?
- O que significa CO2? E o que ele causa na atmosfera?
Por fim, peça para colorirem os desenhos e faça uma bela exposição na sala de aula.
- Mudanças Climáticas
- Desenvolvimento de Baixo Carbono
- Qual é o nosso papel nessa história
- Em que lugar queremos viver
- Dia do Meio Ambiente
Quando abordamos temas como “mudanças climáticas” ou “aquecimento global” nas escolas, pode surgir às vezes um sentimento de impotência diante da gravidade do problema. Muitas vezes ouvimos das crianças e jovens perguntas como: – Puxa professor/a, mas o que a gente pode fazer para evitar que o planeta aqueça mais, que o clima piore?
Uma resposta possível é que as soluções para problemas coletivos são mais facilmente encontradas se buscadas coletivamente. Todos/as juntos/as somos mais fortes do que cada um/a de nós sozinho/a. Então, vamos entender melhor o assunto nesta aula, para depois partirmos para a atividade do mapa ou diorama em que vamos compartilhar com mais pessoas o que aprendemos sobre o assunto.
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre Mudanças Climáticas com a sua turma.
Quando construímos uma visão temporal das questões ambientais, localizando também em nosso próprio território as mudanças que acontecem ao longo do tempo na paisagem e nas relações das pessoas com o meio ambiente, damos sentido de pertencimento e facilitamos a apropriação de conceitos por cada criança ou jovem.
Por isso, o exercício da produção de uma Linha de Tempo é tão importante e deve levar em conta, naturalmente, as capacidades de aluno(a)s de acordo com as respectivas séries. Para introduzir esse desafio vamos explorar em sala de aula os conceitos do caderno de forma participativa.
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono com a sua turma.
Quando compreendemos que nossa história individual está intimamente ligada à história de nossa família, de nossa comunidade, do território no qual nascemos ou vivemos no presente, percebemos o quanto nossas ações causam impactos no curto, médio e longo prazo, não só no espaço, como também no tempo atual e futuro.
Como cuidamos da nossa escola? Sala de aula, pátio, cantina etc.? Que tal olhar para a nossa escola e outros contextos de Paragominas, refletindo sobre os impactos causados pelas ações individuais e coletivas do ponto de vista local e global? A Trilha do Bem Viver convida, de forma lúdica, a ampliar estas reflexões tão necessárias para se compreender a importância do desenvolvimento de baixo carbono”
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre o papel da criança e do adolescente na prevenção das Mudanças Climáticas.
As mudanças climáticas têm sinalizado a urgência de revermos nossos padrões de produção e consumo, mostrando que já não basta reduzir o consumo; reutilizar de outras formas; e reciclar para transformar em outro objeto.
Muitos outros R’s têm sido incorporados nos debates sobre sustentabilidade. Destacamos aqui mais três: repensar práticas de uso e consumo; recusar o que não é necessário; reparar o que está quebrado. Abordar esses temas nas escolas é importante para que possamos construir, individual e coletivamente, uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente, respeitando seus tempos e territórios.
Clique AQUI para acessar inspirações para montar um plano de aula sobre como a criança e o adolescente podem contribuir para um modo de vida mais sustentável .
Apresentamos aqui uma sugestão simples para que educadores e educadoras possam comemorar o Dia do Meio Ambiente desenvolvendo uma atividade de Artes em sala de aula.
Os dois desenhos para colorir (baixe AQUI) introduzem a temática do equilíbrio ambiental, com o desenvolvimento de baixo carbono, e apresentam um modo de produzir na Amazônia que não causa danos ao meio ambiente.
Imprima e distribua os desenhos às crianças. A seguir, desenvolva com elas o seguinte QUIZ, reforçando conceitos básicos e testando sua atenção (busque apoio no material disponível no site – glossário e caderno do professor):
- Em qual desenho está a integração lavoura-pecuária-floresta?
- Qual desenho traz o mapa de Paragominas?
- Quais animais que aparecem nos desenhos pertencem à fauna amazônica?
- O que significa CO2? E o que ele causa na atmosfera?
Por fim, peça para colorirem os desenhos e faça uma bela exposição na sala de aula.
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04LP03, EF35LP04, EF35LP05
- 6º AO 9º ANO: EF06LP01, EF06LP11, EF06LP12, EF67LP23, EF08LP04, EF89LP27, EF89LP15, EF09LP04, EF69LP11, EF69LP13
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04LP03, EF04LP19, EF05LP02, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05
- 6º AO 9º ANO: EF69LP09, EF69LP14 , EF69LP15 , EF69LP30
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04LP14, EF04LP20, EF05LP09, EF05LP12, EF15LP09, EF15LP10, EF35LP15
- 6º AO 9º ANO: EF69LP13, EF69LP14, EF69LP15, EF69LP24, EF69LP23, EF69LP30
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF15LP05, EF04LP24, EF05LP26
- 6º AO 9º ANO: EF69LP04, EF69LP56
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 6º AO 9º ANO: EF07LI14
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 6º AO 9º ANO: EF06MA28
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04MA23, EF04MA24
- 6º AO 9º ANO: EF06MA32, EF08MA26, EF09MA21
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 6º AO 9º ANO: EF05MA24
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR04
- 6º AO 9º ANO: EF69AR05, EF69AR07, EF69AR35
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06
- 6º AO 9º ANO: EF69AR05, EF69AR07, EF69AR35
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF05CI05
- 6º AO 9º ANO: EF06CI11, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI16
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 6º AO 9º ANO: EF06CI11, EF07CI05, EF07CI06, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI15, EF08CI16, EF09CI12, EF09CI13
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF05CI05
- 6º AO 9º ANO: EF06CI11, EF07CI05, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI16, EF09CI12, EF09CI13
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF05CI02, EF05CI03, EF05CI05
- 6º AO 9º ANO: EF07CI08, EF07CI12, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI01, EF08CI05, EF08CI06, EF08CI16, EF09CI13
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04GE10, EF04GE11, EF05GE10
- 6º AO 9º ANO: EF06GE01 , EF06GE09, EF06GE13, EF08GE18,
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04HI01, EF04HI02, EF04HI03, EF05HI09
- 6º AO 9º ANO: EF06HI01
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04HI01, EF05HI09
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04HI02
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04GE10, EF04GE11, EF05GE10
- 6º AO 9º ANO: EF06GE01 , EF06GE09, EF06GE13, EF08GE18,
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04GE04, EF05GE03, EF05GE04, EF05GE08
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04GE11, EF05GE08, EF05GE1
- 6º AO 9º ANO: EF06GE04, EF06GE05, EF06GE10, EF06GE11, EF06GE12, EF07GE12, EF08GE15, EF09GE15, EF09GE18
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04GE08, EF05GE07, EF05GE10, EF05GE11, EF05GE12
- 6º AO 9º ANO: EF07GE06, EF08GE15, EF08GE22, EF08GE24, EF09GE02
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04LP03, EF35LP04, EF35LP05
- 6º AO 9º ANO: EF06LP01, EF06LP11, EF06LP12, EF67LP23, EF08LP04, EF89LP27, EF89LP15, EF09LP04, EF69LP11, EF69LP13
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04LP03, EF04LP19, EF05LP02, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05
- 6º AO 9º ANO: EF69LP09, EF69LP14 , EF69LP15 , EF69LP30
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04LP14, EF04LP20, EF05LP09, EF05LP12, EF15LP09, EF15LP10, EF35LP15
- 6º AO 9º ANO: EF69LP13, EF69LP14, EF69LP15, EF69LP24, EF69LP23, EF69LP30
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF15LP05, EF04LP24, EF05LP26
- 6º AO 9º ANO: EF69LP04, EF69LP56
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 6º AO 9º ANO: EF07LI14
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 6º AO 9º ANO: EF06MA28
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04MA23, EF04MA24
- 6º AO 9º ANO: EF06MA32, EF08MA26, EF09MA21
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 6º AO 9º ANO: EF05MA24
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR04
- 6º AO 9º ANO: EF69AR05, EF69AR07, EF69AR35
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06
- 6º AO 9º ANO: EF69AR05, EF69AR07, EF69AR35
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF05CI05
- 6º AO 9º ANO: EF06CI11, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI16
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 6º AO 9º ANO: EF06CI11, EF07CI05, EF07CI06, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI15, EF08CI16, EF09CI12, EF09CI13
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF05CI05
- 6º AO 9º ANO: EF06CI11, EF07CI05, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI16, EF09CI12, EF09CI13
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF05CI02, EF05CI03, EF05CI05
- 6º AO 9º ANO: EF07CI08, EF07CI12, EF07CI13, EF07CI14, EF08CI01, EF08CI05, EF08CI06, EF08CI16, EF09CI13
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04GE10, EF04GE11, EF05GE10
- 6º AO 9º ANO: EF06GE01 , EF06GE09, EF06GE13, EF08GE18,
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04HI01, EF04HI02, EF04HI03, EF05HI09
- 6º AO 9º ANO: EF06HI01
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04HI01, EF05HI09
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04HI02
Plano de Aula 1 – Mudanças climáticas (p. 4-5 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04GE10, EF04GE11, EF05GE10
- 6º AO 9º ANO: EF06GE01 , EF06GE09, EF06GE13, EF08GE18,
Plano de Aula 2 – Desenvolvimento de Baixo Carbono (p. 6-7 do caderno):
- 4º AO 5º ANO: EF04GE04, EF05GE03, EF05GE04, EF05GE08
Plano de Aula 3 – “Qual é o nosso papel nessa história” (p. 8-9 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04GE11, EF05GE08, EF05GE1
- 6º AO 9º ANO: EF06GE04, EF06GE05, EF06GE10, EF06GE11, EF06GE12, EF07GE12, EF08GE15, EF09GE15, EF09GE18
Plano de Aula 4 – “Em que lugar queremos viver” (p. 10-11 do caderno)
- 4º AO 5º ANO: EF04GE08, EF05GE07, EF05GE10, EF05GE11, EF05GE12
- 6º AO 9º ANO: EF07GE06, EF08GE15, EF08GE22, EF08GE24, EF09GE02
Signatários do Pacto Paragoclima
Se você representa uma instituição ou empresa, seja também um signatário
Adepará - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará
Agrícola Ferrari | Filial Paragominas PA
Agrotec | Planejamento Agrícola
Aprosoja | Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado do Pará
Associação do Comércio Agropecuário do Pará - ACAP
Associação dos Cacauicultores de Paragominas – PROCACAU
Associação dos Criadores de Gado do Pará
Câmara de Dirigentes e Lojistas de Paragominas – CDL
Câmara Municipal de Paragominas
Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará – CRC
Coopercarbon
Coopernorte - Cooperativa Agroindustrial Paragominense
CREA PA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará / Inspetoria de Paragominas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – SEDAP
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEMEDE
Secretaria Municipal de Agricultura de Paragominas – SEMAGRI
Secretaria Municipal de Governo de Paragominas – SEMUG
Secretaria Municipal de Planejamento de Paragominas – SEPLAN
Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania de Paragominas – SEMUTRAN
Secretaria Municipal de Urbanismo de Paragominas – SEMUR
Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Paragominas – SEMMA
Sindicato das Indústrias de Serrarias de Paragominas – SINDISERPA
Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas – SPRP
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas dos Estados do Amapá e Pará – STIEAPA
Tribunal de Justiça do Estado do Pará
União Municipal das Associações de Moradores de Paragominas – UMAMP
Universidade Estadual do Pará – UEPA | Campus VI - Paragominas
© Paragoclima – Todos os direitos reservados - Site mantido por Social Comunicação