Plano de Aula 2 sobre Desenvolvimento de Baixo Carbono – inspirações

Introdução

Quando construímos uma visão temporal das questões ambientais, localizando também em nosso próprio território as mudanças que acontecem ao longo do tempo na paisagem e nas relações das pessoas com o meio ambiente, damos sentido de pertencimento e facilitamos a apropriação de conceitos por cada criança ou jovem.

Por isso, o exercício da produção de uma Linha de Tempo é tão importante e deve levar em conta, naturalmente, as capacidades de aluno(a)s de acordo com as respectivas séries. Para introduzir esse desafio vamos explorar em sala de aula os conceitos do caderno de forma participativa.

BNCC e competências a serem desenvolvidas

Acesse este LINK e saiba quais habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Municipal (DCM) podem ser trabalhadas na abordagem das Mudanças Climáticas.

Levantando o conhecimento prévio

Ensino Fundamental I (4º e 5º anos):

Divida a turma em trios e explique que deverão consultar o dicionário para encontrar o significado de algumas palavras. Cada trio receberá duas palavras, que poderão se repetir em dois ou mais trios, conforme o número de alunos/alunas da turma. Deverão explicar com suas próprias palavras o que entenderam.

IGUALDADEEQUIDADE
CRESCIMENTODESENVOLVIMENTO
ECONÔMICOHUMANO
SUSTENTÁVELMUDANÇA

Peça que apresentem o que entenderam e complemente com informações, sinônimos etc., que possam ajudá-los a compreender melhor cada conceito.

Você pode pedir que façam um desenho que os ajude no momento de apresentar o que entenderam.

Para saber mais: https://www.politize.com.br/equidade/o-que-e-equidade/ (Acesso em 30 abr 2024).

Em seguida converse sobre as diferenças de sentido entre crescimento econômico e desenvolvimento humano apresentadas no caderno do professor, destacando a importância da geração de riquezas e da equidade.

Por fim, fale sobre o desenvolvimento sustentável mostrando o cartaz (LINK) com as ilustrações dos 17 ODS e peça que identifiquem o ODS que se refere às mudanças climáticas.

Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos):

Utilize a mesma sequência acima e aprofunde os conceitos, apresentando a definição que se encontra no Caderno do Professor. Pergunte em que ODS se encaixaria a economia de baixo carbono.

Explore o fato dos ODS terem metas até o ano 2030, para sensibilizá-lo(a)s sobre a noção de tempo. Por exemplo: quantos anos cada um(a) terá daqui a seis anos? Quantos anos tinham quando os ODS foram criados em 2015?

Passo seguinte

Para finalizar essa etapa, e como preparação para a atividade da Linha do Tempo, oriente a turma a pesquisar sobre acontecimentos locais e globais.

Depois, faça uma rodada de perguntas, a fim de inserir memórias do próprio cotidiano do(a)s aluno(a)s na Linha do Tempo a ser construída, conforme a atividade sugerida no Caderno do Professor. Alguns exemplos:

  • Qual foi a data em que ocorreu a última grande enchente em Paragominas? Quais bairros foram mais afetados?
  • Perguntem para seus avós ou pessoas mais velhas: Qual rio ou igarapé eles conheciam quando crianças? Como estão hoje esses cursos d´água?
  • O que as queimadas provocam na saúde humana? Vocês se lembram em que ano elas foram mais intensas?

Vá construindo com eles a noção de tempo e de mudanças na paisagem, puxando lembranças das transformações que ocorreram no lugar onde mora.

Signatários do Pacto Paragoclima

Se você representa uma instituição ou empresa, seja também um signatário

Adepará - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará

Agrícola Ferrari | Filial Paragominas PA

Agrotec | Planejamento Agrícola

Aprosoja | Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado do Pará

Associação do Comércio Agropecuário do Pará - ACAP

Associação dos Cacauicultores de Paragominas – PROCACAU

Associação dos Criadores de Gado do Pará

brCarbon

© Paragoclima – Todos os direitos reservados - Site mantido por Social Comunicação