Introdução
As mudanças climáticas têm sinalizado a urgência de revermos nossos padrões de produção e consumo, mostrando que já não basta reduzir o consumo; reutilizar de outras formas; e reciclar para transformar em outro objeto.
Muitos outros R’s têm sido incorporados nos debates sobre sustentabilidade. Destacamos aqui mais três: repensar práticas de uso e consumo; recusar o que não é necessário; reparar o que está quebrado.
Abordar esses temas nas escolas é importante para que possamos construir, individual e coletivamente, uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente, respeitando seus tempos e territórios.
BNCC e competências a serem desenvolvidas
Acesse este LINK e saiba quais habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Municipal (DCM) podem ser trabalhadas na abordagem das Mudanças Climáticas.
Levantando o conhecimento prévio
Ensino Fundamental I (4º e 5º anos):
Serão necessárias pelo menos duas aulas.
1ª AULA
Com base nas informações disponíveis na página 2 do caderno, converse com as crianças sobre o que é o Paragoclima.
Ressalte a importância de todos sermos agentes multiplicadores em defesa do meio ambiente (escola, família, comunidade, sociedade etc.).
Apresente o seguinte trecho da página 10 do caderno. Conforme os recursos disponíveis em sua escola, você poderá escrevê-lo na lousa, projetá-lo numa tela etc. A proposta é que as crianças façam a leitura junto com você, num exercício conjunto de levantamento das palavras e/ou expressões que ainda não conhecem. Faça as explicações necessárias.
Como será a nossa comunidade?
Nossa comunidade poderá ser modelo de uma relação sustentável com a floresta, se souber usar recursos como a energia solar (temos muito sol o ano todo) e a pluviometria (temos um regime de chuvas abundantes) para gerar oportunidades, bem–estar e qualidade de vida para todos(as).
Para isso, é importante não desperdiçar ou comprometer o patrimônio do bioma Amazônia, onde vivemos, que abriga a maior reserva de diversidade biológica do planeta: ao menos, metade de todas as espécies vivas, e 20% da disponibilidade mundial de água doce na forma líquida. Do contrário, todos perdem, porque essa riqueza depende de um delicado equilíbrio muito sensível à interferência humana.
Apresente para as crianças os 6 R’s da sustentabilidade: REPENSAR / RECUSAR / REDUZIR / REUTILIZAR / REPARAR / RECICLAR.
Pergunte se há ouviram essas palavras e se sabem qual o significado de cada uma delas, resolvendo eventuais dúvidas.
- Repensar práticas de uso e consumo;
- Recusar o que não é necessário;
- Reduzir o consumo;
- Reutilizar de outras formas;
- Reparar o que está quebrado;
- Reciclar para transformar em outro objeto.
Divida a turma em 6 grupos e distribua os R’s, um para cada grupo, os quais deverão explicar e apresentar exemplos.
Anote as ideias na lousa, fazendo uma lista, e peça que a turma copie no caderno.
Explique que deverão apresentar para suas famílias o que conversaram na aula.
Num exercício de observação, se possível junto com a família, cada aluno/aluna deverá também responder as seguintes questões:
- Quais ideias da lista já fazem parte da rotina da minha família?
- Quais outras ideias da lista poderiam fazer parte desta rotina?
2ª AULA
Pergunte para as crianças como foi a atividade junto às suas famílias.
Escreva na lousa as perguntas que nortearam o exercício de observação.
Divida a turma em grupos para compartilharem suas respostas. Explique que deverão construir uma tabela simples conforme modelo a seguir:
Na primeira coluna deverão colocar as ideias que já fazem parte da rotina das famílias do grupo e aquelas que poderiam fazer parte, mesmo que não apareçam em todas.
Na segunda coluna deverão indicar em quantas famílias essas ideias apareceram.
Na terceira coluna deverão indicar em quantas famílias esses ideias não apareceram.
Na quarta coluna deverão indicar em quantas famílias seria bom que essas ideias estivessem na rotina.
IDEIAS | Está na rotina da minha família | Não está na rotina da minha família | Seria bom que estivesse na rotina da minha família |
1 | |||
2 | |||
3 | |||
4 | |||
5 | |||
6 |
Troque as tabelas entre os grupos e peça que observem as semelhanças e as diferenças.
Forme uma grande roda para que todos possam se ver, e encaminhe a conversa sobre como foi a vivência da atividade, descobertas, dúvidas, novas ideias etc.
Para finalizar, peça que proponham ações para implementar algumas das ideias pelo grupo de alunos e alunas daquela sala de aula.
Você pode propor também que realizem um jogo dramático construindo cenas que incentivem as pessoas a adotarem um ou mais dos 6 R’s.
Ensino Fundamental II (6º a 9º anos):
Serão necessárias pelo menos duas aulas:
Com base nas informações disponíveis na página 2 do caderno, converse com as/os alunas/os sobre o que é o Paragoclima.
Ressalte a importância de todos sermos agentes multiplicadores em defesa do meio ambiente (escola, família, comunidade, sociedade etc.).
Apresente o texto da página 10 do caderno. Conforme os recursos disponíveis em sua escola, você poderá escrevê-lo na lousa, projetá-lo numa tela etc. A proposta é que a turma faça a leitura junto com você, num exercício conjunto de levantamento das palavras e/ou expressões que ainda não conhecem. Faça as explicações necessárias.
Apresente os 6 R’s da sustentabilidade: REPENSAR / RECUSAR / REDUZIR / REUTILIZAR / REPARAR / RECICLAR.
Pergunte se há ouviram essas palavras e se sabem qual o significado de cada uma delas, resolvendo eventuais dúvidas.
- Repensar práticas de uso e consumo;
- Recusar o que não é necessário;
- Reduzir o consumo;
- Reutilizar de outras formas;
- Reparar o que está quebrado.
Divida a turma em grupos que deverão apresentar propostas
Divida a turma em 6 grupos e distribua os R’s, um para cada grupo, os quais deverão refletir sobre como eles são ou não respeitados/vivenciados nas três esferas abaixo, dando exemplos de ações que consideram positivas:
- Família
- Escola
- Cidade.
No próximo momento, a turma vai compartilhar suas reflexões.
Peça que a turma leve a informação sobre os 6 R’s para suas famílias.
Num exercício de individual, cada aluno/aluna deverá responder as seguintes questões:
- Os 6 R’s estão presentes na rotina da minha família? Se sim, como?
- O que é possível mudar nesta rotina para que os 6 R’s se façam presentes?
Peça que levem a informação sobre os 6 R’s e suas reflexões do exercício individual para suas famílias.
Na próxima aula, forme uma grande roda para que todos possam se ver, e encaminhe a conversa sobre como foi a vivência com as famílias, descobertas, dúvidas, novas ideias etc.
Divida a turma em 3 ou 6 grupos, conforme o número de alunos/alunas. Peça que escolham dois entre os 6 R’S que deverão servir de base para uma história que deverão apresentar para a turma em forma de teatro ou música.
Passo seguinte
Conforme o ano escolar da sua turma, oriente uma roda de conversa ou um debate sobre o tema:
“COMO DEVE SER O LUGAR EM QUE QUEREMOS VIVER NO FUTURO?”.