Plano de Aula 1 sobre mudanças climáticas – inspirações

Introdução

Quando abordamos temas como “mudanças climáticas” ou “aquecimento global” nas escolas, pode surgir às vezes um sentimento de impotência diante da gravidade do problema. Muitas vezes ouvimos das crianças e jovens perguntas como: – Puxa professor/a, mas o que a gente pode fazer para evitar que o planeta aqueça mais, que o clima piore?

Uma resposta possível é que as soluções para problemas coletivos são mais facilmente encontradas se buscadas coletivamente. Todos/as juntos/as somos mais fortes do que cada um/a de nós sozinho/a. Então, vamos entender melhor o assunto nesta aula, para depois partirmos para a atividade do mapa ou diorama em que vamos compartilhar com mais pessoas o que aprendemos sobre o assunto.

BNCC e competências a serem desenvolvidas

Acesse este LINK e saiba quais habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Municipal (DCM) podem ser trabalhadas na abordagem das Mudanças Climáticas.

Levantando o conhecimento prévio

Ensino Fundamental I (4º e 5º anos):

Divida a turma em trios e peça que procurem no dicionário ou celular o significado das palavras: gás, efeito e estufa e expliquem com as próprias palavras o que entenderam sobre cada uma.

Em seguida apresente a expressão completa – gases de efeito estufa – e pergunte o que significa. Explique então o conceito integral, usando o conteúdo da página ao lado e outras informações necessárias para ampliar o conhecimento da turma.

Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos):

Inicie perguntando para a turma qual o significado da expressão “gases de efeito estufa”.

Divida a turma em duplas ou trios e distribua meia folha de papel sulfite para que escrevam suas respostas.
Quando terminarem de escrever, peça que leiam o que escreveram. Se possível, coloque as carteiras em círculo para que todos possam se ver ao compartilharem as ideias.

Explique então o conceito integral, usando o conteúdo da página ao lado e outras informações necessárias para ampliar o conhecimento da turma. Em seguida, dialogue sobre as semelhanças e as diferenças entre as várias respostas e quais estavam mais próximas do conceito apresentado por você.

Passo seguinte

Finalize essa etapa perguntando por que este é um assunto que merece ser tratado em sala de aula. Problematize também a necessidade deste tipo de informação ultrapassar os muros da escola. Acham importante? Por quê? Não conhecemos por conhecer, mas para transformar o mundo para melhor. Estimule o(a)s estudantes a compartilharem conhecimentos sobre o tema, explique e discuta a proposta da exposição, que está sugerida no caderno do professor.

Signatários do Pacto Paragoclima

Se você representa uma instituição ou empresa, seja também um signatário

Adepará - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará

Agrícola Ferrari | Filial Paragominas PA

Agrotec | Planejamento Agrícola

Aprosoja | Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado do Pará

Associação do Comércio Agropecuário do Pará - ACAP

Associação dos Cacauicultores de Paragominas – PROCACAU

Associação dos Criadores de Gado do Pará

brCarbon

© Paragoclima – Todos os direitos reservados - Site mantido por Social Comunicação