Introdução
Quando abordamos temas como “mudanças climáticas” ou “aquecimento global” nas escolas, pode surgir às vezes um sentimento de impotência diante da gravidade do problema. Muitas vezes ouvimos das crianças e jovens perguntas como: – Puxa professor/a, mas o que a gente pode fazer para evitar que o planeta aqueça mais, que o clima piore?
Uma resposta possível é que as soluções para problemas coletivos são mais facilmente encontradas se buscadas coletivamente. Todos/as juntos/as somos mais fortes do que cada um/a de nós sozinho/a. Então, vamos entender melhor o assunto nesta aula, para depois partirmos para a atividade do mapa ou diorama em que vamos compartilhar com mais pessoas o que aprendemos sobre o assunto.
BNCC e competências a serem desenvolvidas
Acesse este LINK e saiba quais habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Municipal (DCM) podem ser trabalhadas na abordagem das Mudanças Climáticas.
Levantando o conhecimento prévio
Ensino Fundamental I (4º e 5º anos):
Divida a turma em trios e peça que procurem no dicionário ou celular o significado das palavras: gás, efeito e estufa e expliquem com as próprias palavras o que entenderam sobre cada uma.
Em seguida apresente a expressão completa – gases de efeito estufa – e pergunte o que significa. Explique então o conceito integral, usando o conteúdo da página ao lado e outras informações necessárias para ampliar o conhecimento da turma.
Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos):
Inicie perguntando para a turma qual o significado da expressão “gases de efeito estufa”.
Divida a turma em duplas ou trios e distribua meia folha de papel sulfite para que escrevam suas respostas.
Quando terminarem de escrever, peça que leiam o que escreveram. Se possível, coloque as carteiras em círculo para que todos possam se ver ao compartilharem as ideias.
Explique então o conceito integral, usando o conteúdo da página ao lado e outras informações necessárias para ampliar o conhecimento da turma. Em seguida, dialogue sobre as semelhanças e as diferenças entre as várias respostas e quais estavam mais próximas do conceito apresentado por você.
Passo seguinte
Finalize essa etapa perguntando por que este é um assunto que merece ser tratado em sala de aula. Problematize também a necessidade deste tipo de informação ultrapassar os muros da escola. Acham importante? Por quê? Não conhecemos por conhecer, mas para transformar o mundo para melhor. Estimule o(a)s estudantes a compartilharem conhecimentos sobre o tema, explique e discuta a proposta da exposição, que está sugerida no caderno do professor.