Publicado originalmente no Brasil em Folhas
Paragominas, no interior do Pará, é destaque por sua transformação de líder em desmatamento a um exemplo de economia verde e sustentável. Com o programa Paragoclima, a cidade se compromete a atingir a neutralidade de carbono até 2030, por meio de práticas como o manejo de áreas degradadas e o estímulo à agricultura familiar. O projeto Município Verde, implementado há mais de uma década, reduziu o desmatamento em 45% em seu primeiro ano, impulsionando a recuperação ambiental e econômica da região.
Paragominas se tornou referência na redução de emissões de gases de efeito estufa ao combinar desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Com parcerias com ONGs, monitoramento por satélite e pactos contra o desmatamento, a cidade revolucionou sua reputação e se tornou um modelo de sucesso. O Paragoclima, lançado recentemente, visa consolidar e expandir essas práticas, promovendo a neutralidade de carbono e o desmatamento zero, enquanto impulsiona a agropecuária sustentável na região.
Por meio de tecnologias inovadoras e parcerias locais, Paragominas busca se destacar como um mercado atrativo para investidores nacionais e internacionais, promovendo práticas agropecuárias de baixo carbono e alta produtividade. Com o programa Roças sem fogo e a promoção de sistemas agroflorestais, a cidade busca não apenas garantir a segurança alimentar e econômica de seus habitantes, mas também contribuir para a conservação da Amazônia e o combate às mudanças climáticas.