Introdução
Quando compreendemos que nossa história individual está intimamente ligada à história de nossa família, de nossa comunidade, do território no qual nascemos ou vivemos no presente, percebemos o quanto nossas ações causam impactos no curto, médio e longo prazo, não só no espaço, como também no tempo atual e futuro.
Como cuidamos da nossa escola? Sala de aula, pátio, cantina etc.? Que tal olhar para a nossa escola e outros contextos de Paragominas, refletindo sobre os impactos causados pelas ações individuais e coletivas do ponto de vista local e global? A Trilha do Bem Viver convida, de forma lúdica, a ampliar estas reflexões tão necessárias para se compreender a importância do desenvolvimento de baixo carbono”
BNCC e competências a serem desenvolvidas
Acesse este LINK e saiba quais habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Municipal (DCM) podem ser trabalhadas na abordagem das Mudanças Climáticas.
Levantando o conhecimento prévio
Ensino Fundamental I (4º e 5º anos):
Divida a turma em grupos e explique que farão uma pesquisa de observação sobre a escola em que estudam.
No primeiro momento, deverão fazer um levantamento de como a sala de aula está “naquele momento”: quantas carteiras há na sala de aula e quantas delas são ocupadas por estudantes; como os objetos pessoais de cada um/uma está disposto (estão organizados ou bagunçados? há coisas espalhadas de forma displicente? etc.); organização na mesa e objetos do(a) professor(a); espaço de descarte de resíduos (o recipiente é bem utilizado?); paredes (cartazes e outros elementos que possam estar ali fixados); alguém está lanchando na sala de aula; etc.
Explique que neste momento farão uma espécie de foto diferente da sala, sem usar imagens, mas descrições.
Distribua folhas de papel pautado para que escrevam o que observaram.
Quando terminarem, recolha os papeis, redistribuindo-os entre os grupos. Assim, cada grupo terá conhecimento do que um outro grupo registrou.
Nesta etapa, peça que analisem o que registro que receberem. Explique que precisarão construir uma tabela apontando o que está semelhante e o que está diferente do que haviam observado. A tabela poderá quantas linhas forem necessárias:
SEMELHANTE | DIFERENTE |
Ao terminarem, desenhe uma tabela na lousa, cuja primeira linha deverá estar escrito:
Muito bom | Bom, mas pode melhorar | Precisamos melhorar | Outros |
Construa coletivamente com a turma esta nova tabela, avaliando os vários itens colocados na tabela que fizeram juntos.
Ao final, converse com a turma sobre as ações que precisam ser tomadas para que aquele espaço de sala de aula seja agradável para todos. Explore o que a turma pode fazer.
Reflita com a turma se há semelhanças entre a sala de aula e a cidade de Paragominas. Explore questões como: produção de resíduos, do cuidado com o ambiente em que vivemos, responsabilidades individuais e coletivas etc.
Você pode estender esta atividade para que a turma observe toda a escola, reconhecendo-a como espaço que precisa da atenção e cuidado de todos, que também é impactada pelas questões ambientais que impactam o território no qual se situa.
Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos):
Desenvolva com a turma a dinâmica World café. Explique que nesta atividade a turma será dividida em grupos. De tempos em tempos, uma pessoa permanecerá no grupo e as demais irão juntas para outro grupo, e terão o nome de “viajantes”. Serão algumas rodadas, para que visitem todos os grupos e retornem para o de origem. Aqueles que permanecem em seus grupos receberão o nome de “anfitriã(o)”, pois sempre que novas pessoas chegarem, terá que contar o que foi pensado até aquele momento e colher novas colaborações.
Dividir a turma em 3 a 4 grupos. Peça que cada grupo escolha quem será a(o) anfitriã(o).
Cada grupo deverá conversar sobre a escola e seus espaços: sala de aula, pátio, quadra, cantina, entrada da escola etc. Conforme a estrutura física da escola e aquilo que você, enquanto professor(a) observa como espaço sensível e que merece cuidado, designe um ambiente para cada grupo.
Alguns elementos norteadores:
1ª rodada: deverão fazer um levantamento de como a sala de aula está “naquele momento”: quantas carteiras há na sala de aula e quantas delas são ocupadas por estudantes; como os objetos pessoais de cada um/uma está disposto (estão organizados ou bagunçados? há coisas espalhadas de forma displicente? etc.); organização na mesa e objetos do(a) professor(a); espaço de descarte de resíduos (o recipiente é bem utilizado?); paredes (cartazes e outros elementos que possam estar ali fixados); alguém está lanchando na sala de aula; etc.
Explique que neste momento farão uma espécie de foto diferente da sala, sem usar imagens, mas descrições. Distribua folhas de papel pautado para que escrevam o que observaram.
2ª rodada: a(o) anfitriã(o) apresenta o que grupo fez e recebe contribuições dos viajantes.
3ª rodada: a(o) anfitriã(o) apresenta o que foi produzido até este momento (com as contribuições dos primeiros viajantes). E o novo grupo deverá construir uma tabela analisando e distribuindo os itens levantados conforme a tabela abaixo. A tabela terá quantas forem necessárias para cada grupo.
Muito bom | Bom, mas pode melhorar | Precisamos melhorar | Outros |
4ª rodada: a(o) anfitriã(o) apresenta o que a tabela produzida. O novo grupo conversa sobre as ações que precisam ser tomadas para que aquele espaço de sala de aula seja agradável para todos, focando no que está Bom, mas pode melhorar e/ou no Precisamos melhorar. Explore o que a turma pode fazer.
5ª rodada: com as(os) viajantes de volta aos seus grupos de origem, contam a(o) anfitriã(o) sobre a experiência vivida nos vários grupos e tomam conhecimento do que foi produzido até aqui no seu grupo.
A próxima rodada acontecerá, preferencialmente, com a turma num grande círculo, para que possam compartilhar as produções.
Reflita com a turma se há semelhanças entre a sala de aula e a cidade de Paragominas. Explore questões como: produção de resíduos, do cuidado com o ambiente em que vivemos, responsabilidades individuais e coletivas etc.
Você pode estender esta atividade para que a turma observe toda a escola (cantina, quadra de esportes, pátio, entrada da escola, biblioteca etc., conforme a estrutura física de sua escola), reconhecendo-a como espaço que precisa da atenção e cuidado de todos, que também é impactada pelas questões ambientais que impactam o território no qual se situa.
Esta atividade pede tempo, por isso seria interessante que pudesse ocupar duas aulas sequenciais num mesmo dia.